Depressão em cães e gatos, isso existe ?

A depressão é um mal que não afeta apenas os humanos.
Os animais também sofrem, principalmente os cães e os gatos. São vários fatores que levam a depressão, assim como acontece com o ser humano os animais precisam de uma atenção  e cuidados especiais.

                                      cão e gato
Experiências traumáticas, perdas por morte do dono, abandono, introdução de um novo indivíduo na família sendo ele da mesma espécie ou não, mudança de ambiente ou rotina, solidão, fome, frio, sede, dentre outros são esses os principais fatores para os animais desenvolverem a depressão.

Os cães estão entre as espécies com maior propensão a desenvolver a depressão, em especial aqueles que por algum motivo viveram grande parte de sua vida em casas grandes, mas depois tiveram que mudar para um ambiente pequeno. Mas se engana quem pensa que os gatos não podem desenvolver esse mal,  no caso dos felinos, mudanças na rotina, ausência de alguém a quem o gato esteja muito apegado ou perda de um companheiro, são algumas causas do estresse e consequentemente depressão nos gatos.
Tratando e prevenindo
Em todos os casos sempre é melhor prevenir, os animais precisam de uma atenção especial, a depressão é um mal que assim como faz com os humanos, machuca muito os animais e eles não conseguem falar par pedir ajuda, cade aos donos perceber e ajuda-los.
Ao escolher um animal de estimação o dono tem que ter em mente que eles nem sempre são independentes, no caso dos gatos é bem mais fácil,  já os cachorros necessitam de cuidados, e sempre em qualquer hipótese, sendo ele felino ou cão o dono precisa reservar um período do seu dia para acariciar e brincar com seu animal. Os animais assim como os seres humanos, necessitam do carinho e contato daqueles que eles mais amam : os donos.
E por fim, sempre é bom passear com seu animal, deixa-lo  em contato com a natureza, dando a ele espaço para brincar, se divertir, se distrair, dando a ele a sensação de bem-estar e de  liberdade.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.